"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Sabem quem foi Linus Pauling?

Hoje, 19 de Agosto, 20 anos da morte de Linus Pauling

Linus Carl Pauling, nasceu em Portland em 28 de Fevereiro de 1901. Pauling foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos. Também é reconhecido como biólogo molecular e pesquisador médico. Era filho de Hermann Heinrich Wilhelm Pauling, de descendência alemã e de Lucy Isabelle Darling. Seu pai era farmacêutico. Tinha duas irmãs: Pauline e Frances Lucille. 

Devido a dificuldades no trabalho de seu pai, quando criança, aos 5 anos, sua família mudou-se para Condon, no Oregon. Seu pai reconheceu que Pauling era muito inteligente desde cedo. Morreu quando Linus tinha 9 anos de idade. Já na infância, gostava muito de ler e de realizar experiências no laboratório de um amigo. 

Não conseguiu o diploma de Ensino Médio mais cedo porque não obteve boa classificação em História dos Estados Unidos. Mais tarde, 45 anos depois a escola deu para Pauling este diploma depois de ter recebido dois Prêmios Nobel. 
Estudou em Washington e formou-se em Química pela Universidade Estadual do Oregon. 

Trabalhou como leiteiro, projecionista de cinema e trabalhou num estaleiro naval. 
Passou a maior parte da sua vida acadêmica no Intituto de Tecnologia da Califórnia, Cal Tech. Acabou seu doutorado nesta instituição e mais tarde foi para a Europa durante um ano para estudar mecânica quântica com Niels Bohr, Sommerfeld e Shorodinger. 
Estudou química quântica e as moléculas do átomo de hidrogênio. 

Em 1923, casou-se com Ava Helen Miller. Ele era professor de Ava. Tiveram três filhos e uma filha. Voltou aos Estados Unidos em 1927 onde trabalhou como professor assistente de química teórica em Cal Tech. 
Na Califórnia, estudou mais a fundo a química quântica e os cristais. Publicou em torno de 50 artigos. Criou as cinco Regras de Pauling. 

Em 1929 foi nomeado Professor Associado e um ano depois Professor. 
Em 1930 retorna para a Europa, estuda os elétrosn e conrói junto com um aluno um aparelho de difração eletrônica para estudar a estrutura das moléculas. 
Recebeu em 1931 o Prêmio Langmuir por ter realizado o trabalho científico mais significativo realizado por um cientista com menos de 30 anos.

Em 1932 mostrou a ideia de eletronegatividade e a escala de Pauling. Um de seus trabalhos mais importante é sobre hibridização e a tetravalência do carbono. 
Na década de 50, começou a estudar um novo modelo para o núcleo atômico. 
Começou também a investigar as moléculas biológicas. Estudou sobre a vitamina C e a sua atuação na cura de um cancro, doença que tinha. Houve muitas controvérsias. O tratamento era baseado na ingestão de altas doses de vitaminas e sais minerais. Daí então, aumentou a sua dose de ingestão de vitamina C.

Em 1973, fundou o Intituto de Medicina Ortomolecular em Menlo Park. Em seguida, seu nome passou a ser Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina. 

Linus Pauling morreu em Big Sur (Califórnia), no dia 19 de agosto de 1994.

O prêmio mais notável recebido por Linus Pauling foi o Prêmio Nobel, recebendo o de Química em 1954 e o da Paz em 1962. Pauling, e só mais três pessoas o receberam em mais de uma ocasião. Pauling, contudo, foi o único a tê-lo recebido individualmente as duas vezes. Para além do Nobel, foi várias vezes distinguido ao longo da sua carreira, entre as quais cabe destacar:

Outros Prêmios e Distinções:
1931 Prêmio Langmuir, pela American Chemical Society
1933 Membro da United States National Academy of Sciences
1936 Membro da American Philosophical Society
1946 Medalha Gibbs, pela American Chemical Society, secção de Chicago
1947 Medalha Davy, pela Royal Society
1947 Membro da Royal Society, Londres
1951 Medalha Lewis, pela American Chemical Society, secção de Califórnia
1952 Medalha Pasteur, pela Sociedade Bioquímica de França
1954 Nobel de Química
1956 Medalha Avogadro, pela Academia Italiana de Ciências
1960 Homem do Ano, segundo a revista Time
1962 Prêmio Gandhi da Paz
1962 Nobel da Paz
1970 Prêmio Lenine da Paz
1974 Medalha Nacional de Ciências
1977 Medalha Lomonosov, outorgada pela Academia Russa das Ciências
1979 Primeiro agraciado pela Medalha de Química da United States National Academy of Sciences
1984 Medalha Priestley, pela American Chemical Society

Fontes: >>> SoQ >>> //// >>> Wikipédia >>> [ clique para saber mais]

“A melhor maneira de se ter uma 
boa ideia é ter varias boas ideias.”

Linus Carl Pauling 
(28/02/1901 - 19/08/1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário