"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Centenário de Julio Cortázar

Hoje, 100 anos do nascimento do escritor argentino Júlio Cortázar 
Filho de argentinos, nasceu na embaixada da Argentina em Ixelles, distrito de Bruxelas, na Bélgica, e voltou a sua terra natal aos quatro anos de idade. Seus pais se separaram posteriormente e passou a ser criado pela mãe, uma tia e uma avó. Passou a maior parte de sua infância em Banfield, na Argentina.

É considerado um dos autores mais inovadores e originais de seu tempo, mestre do conto curto e da prosa poética, comparável a Jorge Luis Borges e Edgar Allan Poe. Foi o criador de novelas que inauguraram uma nova forma de fazer literatura na América Latina, rompendo os moldes clássicos mediante narrações que escapam da linearidade temporal e onde os personagens adquirem autonomia e profundidade psicológica inéditas.

Explorando a realidade e a irrealidade, renova a literatura latino-americana de língua espanhola. Sua obra questiona o convencional, procurando um conhecimento que dispense o auxílio da lógica.

Em seus romances, o fantástico tem origem no cotidiano. Nasce em Bruxelas, filho de argentinos, e é educado na Argentina. Começa a trabalhar em Buenos Aires como tradutor e professor secundário. Recusa uma cátedra universitária por divergir da política de Juan Domingo Perón.

Em 1951 auto-exila-se na França, onde mora até a morte, tendo adotado a cidadania francesa em 1982. Estréia na literatura com o poema dramático, "Los Reyes" (1949), já prenunciando a abordagem de temas fantásticos. Publica, entre outros, os livros "Bestiário" (1951), "As Armas Secretas" (1959), "História de Cronópios e Famas" (1962), "O Jogo da Amarelinha" (1966) e "Livro de Manuel" (1973).

Sua última obra é "Os Autonautas da Cosmopista" (1982), escrita em colaboração com sua companheira, Carol Dunlop.

Morreu de leucemia em 1984, sendo enterrado no Cemitério do Montparnasse em Paris, França.

°°° Fontes:   Wikipédia >>>    / / / /    Algo Sobre >>>

“Escrever é uma luta contínua com a palavra. 
Um combate que tem algo de aliança secreta."
Júlio Florencio Cortázar - (26/08/1914 - 12/02/1984)

Nenhum comentário:

Postar um comentário