"Uma vaga noção de tudo, e um conhecimento de nada."
Charles Dickens (1812 - 1870) - Escritor Inglês

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

100 anos do nascimento de Leônidas da Silva

Hoje, centenário de nascimento, de Leonidas da Silva, o Diamante Negro.
Leônidas da Silva, o 'Diamante Negro'
 (Rio de Janeiro, 6 de setembro de 1913 — Cotia, 24 de janeiro de 2004). 
Foi um futebolista brasileiro, considerado um dos mais importantes da primeira metade do século XX. Tetracampeão carioca pelo Botafogo, em 1935, primeiro campeonato oficial, no regime profissional, e pentacampeão paulista pelo São Paulo. Leônidas recebeu o crédito por ter inventado o célebre "gol de bicicleta." Ele mesmo se autoproclamava o inventor da plástica jogada.

A "bicicleta"
Leônidas recebeu o crédito por ter inventado a "bicicleta". Ele mesmo se autoproclamava o inventor da plástica jogada. Alguns afirmam ter sido criada por um outro jogador brasileiro, Petronilho de Brito, e que Leônidas apenas a teria aperfeiçoado.

A primeira vez que Leônidas executou essa jogada foi em 24 de abril de 1932, em uma partida entre Bonsucesso e Carioca, com vitória do Bonsucesso por 5 a 2.
Diamante Negro e Homem Borracha
O apelido de "Diamante Negro" foi dado pelo jornalista francês Raymond Thourmagem, da revista Paris Match, maravilhado pela habilidade do brasileiro. Já o apelido de "Homem-Borracha", dado pelo mesmo jornalista, foi devido a sua elasticidade.

Anos mais tarde a empresa Lacta homenageou-o, criando o chocolate "Diamante Negro", vendido até hoje. A empresa só pagou dois contos de réis à época (o equivalente a R$ 112 mil, aproximadamente), sendo que Leônidas nunca mais cobrou nada pelo uso da marca.
Fonte: Wikipédia. [clique e saiba mais]


O Google homenageou o jogador com seu tradicional 'doodle':

Nenhum comentário:

Postar um comentário